Guia de Anunciantes

Guia de Produtos

Guia de Serviços

Guia Gastronômico
Adicionar aos Favoritos Companygraf - Centro de Soluçães Gráficas
CompanySul » Edições Anteriores » Edição 35 » Especial Fundação Mokiti Okada

Revista CompanySul - Ano 03 - Edição 35 - Julho de 2010

Ikebana Sanguetsu: a arte capaz de elevar e enobrecer o sentimento do ser humano

Clique para ampliar

Você sabe o que é uma ikebana? E para que serve? é apenas uma decoração? Na verdade, a ikebana é uma arte milenar japonesa que consiste em arranjo fl oral, mas, além disso, é um processo de autoconhecimento no qual trabalha a concentração e a observação promovendo o equilíbrio físico e espiritual. é possível notar as boas energias e beleza que um determinado ambiente transmite quando composto ou decorado por essa técnica.

A Fundação Mokiti okada-FMo possui entre suas áreas de atuação, a Academia Sanguetsu, um estilo de ikebana criado pelo fundador Mokiti okada. Filósofo espiritualista, okada ensinava que a prática desta arte tem o poder de transmitir vibrações positivas e forças geradoras de felicidade.

Com o objetivo de promover a sensibilidade, a alegria e a harmonia do ser humano, a Academia Sanguetsu conta com uma equipe de aproximadamente 1.000 instrutores que difundem a arte da ikebana em todo o território nacional por meio de cursos de curta e longa duração, vivências (oficinas), exposições, entre outras atividades, direcionadas a todos os interessados em aprender e ensinar esta arte tão tradicional na cultura do Japão.

Dentre as diversas iniciativas, as oficinas oferecidas procuram trabalhar a elevação da espiritualidade humana por meio do contato com a flor e apresentam as técnicas de como confeccionar uma ikebana com sentimento e a importância da disposição harmônica do arranjo composto por galhos, ramos e flores.

o estilo Sanguetsu leva a missão da flor que é alegrar a vida por meio da natureza e esta expressão artística vez conquistando cada vez mais novos seguidores. Apenas no mês de maio, 22.500 pessoas participaram dos eventos dedicados ao Dia das Mães, em todo o Brasil.

Para o mês de julho está programada a vivência do Tanabata, um dos maiores festivais da cultura japonesa. A atividade acontecerá em várias localidades do Brasil. Em São Paulo, na Vila Mariana, a oficina será no dia 03, às 15h, com duração em média de uma hora e meia. No evento, também será realizada a cerimônia do chá, tradicional arte do Japão que tem o intuito de proporcionar elevação espiritual ao anfi trião e ao seu convidado por meio do “matcha”, um chá verde em pó.

Para quem não puder comparecer nessa atividade, em agosto, está programada a vivência em homenagem ao Dia dos Pais. E também, periodicamente são realizados cursos para os interessados, atividades junto às empresas e o Sanguetsu no Lar, que consiste em aula de ikebana nas casas.

Para aqueles que desejam conhecer todos os projetos da Academia Sanguetsu e os locais de atuação, acessam o site: www.fmo.org.br/sanguetsu
Informações: vivencias@fmo.org.br ou pelo telefone (11) 5087.5010

Publicidade
Vereador Goulart
Companygraf Centro de Soluções Gráficas